2007-03-15

A emergência da Animação Sociocultural


Ao analisarmos a origem e a evolução da animação sociocultural podemos afirmar que a animação enquanto processo difuso sempre existiu, pois está associada à existência humana, e que a animação como método de intervenção ligado às dimensões cultural, social e educativa teve origem na década de 60 do séc. XX, e é proveniente dos países francófonos.
A animação sociocultural surge assim como uma tentativa de resposta ao aumento do tempo livre e à consequente preocupação em ocupá-lo de maneira criativa, e ainda de dar resposta às situações de marginalidade e exclusão social. Os primeiros programas de animação dão atenção ás consequências que derivam da desconstrucção da vida social e um dos objectivos consistia em facilitar as relações interpessoais e a comunicação. Surgiu também como uma forma sócio-pedagógica de intervenção destinada a ocupar criativamente o tempo livre onde se procura que o tempo seja de participação e realização social, um modo de fortalecer a iniciativa da sociedade civil e contribuir para o crescimento social. Aparece também como uma técnica sócio-pedagógica adequada para à promoção da vida associativa.
A animação tem ainda a preocupação com a educação popular, e enquanto prática pedagógica foi adquirindo as seguintes características: ser parasistemática, ter carácter promocional e reivindicativo, compreender os fenómenos socioculturais e que o educando seja activo. É assim, uma forma de intervenção sócio-pedagógica de promoção cultural ou de acção social que procura que as pessoas se situem como agentes activos da sua formação.

2 comentários:

Clara Coutinho disse...

Olá meninas, gostei de vos ver na foto e também quero que saibam que gostei do layout do vosso blogue (para as possibilidades da ferramenta está bem..)
Quanto ao conteúdo do post também gostei, conseguiram produzir um texto que não é "chapa" do texto que vos facultei. Muito bem!

Unknown disse...

Olá.

Para vos ajudar aconselho que consultem o livro "Animação Sociocultural em Portugal" do Prof. Doutor Marcelino de Sousa Lopes.

Podem encomendar o livro através do website da APDASC em www.apdasc.com.

Um abraço.

Carlos Costa